Páginas

sábado, 14 de novembro de 2009

PARA QUEM ESTÁ SEGUINDO O CASO DAS ÁRVORES DE TAUBATÉ

Eis a cópia da sentença que a juíza de Taubaté deu, no processo em que nossa amiga Malatri é a ré:







Como a letra é muito pequena, eis uma síntese do parágrafo final, com negritos e observações feitas por mim:

A MM. Sra. Juiza deu ganho de causa ao autor, julgando "PROCEDENTE o pedido lançado na incial para o fim de impor aos réus (no caso a Malatri) a obrigação de suprimir definitivamente as espécies arbóreas situadas na linha divisória dos imóveis, numa faixa de 5 metros de largura, além da especie Guapuruvú, tudo no prazo de 30 dias".
Para nós todas, que costuramos podemos imaginar quantas árvores serão destruídas numa faixa de 5 metros de largura!!! Lembrando que a maioria das árvores é de espécies nativas, como o Guapuruvú.
Para quem não conhece:
Fonte: Wikipedia

 
O Guapuruvú é uma árvore de 20 a 30 metros de altura, 60 a 80 centímetros de diâmetro na altura do peito.
Flores grandes, vistosas, amarelas. Tronco elegante, majestoso, reto, alto e cilíndrico, casca quase lisa, de cor cinzenta muito característica. Floresce durante os meses de outubro, novembro e dezembro.


Nativa do Brasil, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Equador, Panamá, Nicarágua, Honduras, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Belize e México.


A madeira do guapuruvu é pouco resistente, mas presta-se à confecção de embarcações tipo canoas exatamente pela leveza e facilidade de entalhe.
É a árvore símbolo da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, Brasil.


Suas sementes são usadas contra os efeitos lesivos de acidentes ofídicos na região do Triângulo Mineiro (MG- Brasil). É também objeto de estudo de um grupo de pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia, em especial da pesquisadora MSc. Mirian Machado Mendes que busca descobrir princípios ativos nesta planta potencialmente úteis à saúde humana.


E é preciso arrancá-la!!!! porque um perito disse que um dia ela vai cair - assim como eu posso dizer que um dia todos vamos morrer!!!
Daqui de tão longe, muito irritada com tudo isso, e com a inércia das autoridades ambientais do município de Taubaté, desejo a vocês um excelente final de semana - se conseguirem! Bjks. Neli Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5