Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

DIÁRIO (OU SERÁ SEMANÁRIO?)


Arquivo do Google


2014 começou bem, pelo menos para mim, que amo calor.E aqui está fazendo um calor de litoral.
Hoje resolvi aproveitar o blog para fazer uma “linha do tempo” só minha. Uma espécie de diário de bordo,
onde vou escrever os fatos mais importantes de cada dia, ou de cada semana, quiçá de cada mês - vai depender da minha animação.
Como sei que vou escrever muito sobre o local da minha caminhada diária, vou mostrar a vocês uma foto:
Arquivo Google - Lagoa da Pampulha, cartão postal de BH

Dia 1 - Acordando cedo e indo caminhar. Suor em bicas. A Lagoa está tão suja que me deixa irritada. Primeiro fato negativo do ano: Com o show da virada, as pessoas deixaram quilos e mais quilos de lixo na orla. As lixeiras estão vazias e o chão coalhado de plástico, isopor, garrafas plásticas e de vidro, restos de comida e muitas oferendas a Iemanjá. Nada contra quem acredita nos orixás mas, pelo menos, deveriam fazer oferendas mais ecológicas, sem deixar tanto resíduo na Lagoa, já tão assoreada. 
O restante do dia foi de muita paz! Comidinhas gostosas, descanso, notebook ligado, risadas com as amigas virtuais.
Nota do dia: A Igreja de São Francisco, vista na foto, faz parte do conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, sob encomenda do então prefeito Juscelino Kubitschek, e construído entre 1942 e 1944.

Arquivo Google - Lagoa com aguapé

Dia 2 - A caminhada começou cedo e o calor está “de rachar mamona”. O lixo se acumulou em todo o trajeto. Não houve coleta desde sábado! Chegando à Lagoa, surpresa!!! Nada foi recolhido!!! O fedor é insuportável! O vento forte joga isopor e plástico para todos os lados, inclusive na nossa cara. Os aguapés (*) tomaram conta do espelho d’água. Garças, tartarugas e até as capivaras desapareceram. 
Depois do banho e descanso, penso em trabalhar. Tudo ligado no ateliê e mais uma surpresa: acabou a energia elétrica! Resolução adiada!
 Mas. o restante do dia foi incrível. O neto recebeu a visita de amiguinhos e foi uma verdadeira farra. Piscina, escorregador, futebol no gramado e para terminar, um bom banho no irrigador do gramado!


Arquivo Capi Alves
 Ideia do vovô Dom Caixote, que adora inventar brincadeiras que, para o neto de apenas 1 ano e 7 meses, são consideradas radicais. Não sei quem ficou mais cansada: as crianças ou nós, adultos. Foi demais!!!

Nota do dia: O aguapé, que vocês vem na foto, infesta lagoas, lagos e canais d'água, sendo considerada uma erva daninha. Quando em abundância, como está acontecendo agora na Lagoa, impede a proliferação das algas responsáveis pela oxigenação da água, causando a morte dos organismos aquáticos. Já haviam conseguido controlar a sua disseminação, o que exige um trabalho constante mas, o atual estado de abandono da Lagoa fez com que eles "tomassem conta" novamente.

Dia 3 - Cafezinho e caminhada. Saí de casa disposta a não comentar mais sobre o lixo e os aguapés. Qual não foi minha surpresa ao constatar que estão fazendo a limpeza, retirando as plantas do espelho d'água. Acho que alguém ficou com medo da "bruxa" aqui. kkk
Cheguei à casa renovada. Nada como exercício físico para melhorar o humor. Depois do banho, fuxicos, muitos fuxicos. Depois vou mostrar as últimas criações.
Almoço com salada bem leve, que com esse calor todo ninguém aguenta comida quente. Sorvete de sobremesa.
Mal acabei de arrumar a cozinha, comecei a pensar em ir ao salão. Cabelo precisando de corte urgentemente. A moça que cortava minhas madeixas grisalhas não está trabalhando lá mais mas, a substituta deu conta do recado direitinho. Ficou como eu pensei: não tão curto como da última vez -eu mandei passar máquina 5- mas curto o suficiente para enfrentar a temperatura de 34, 35 graus. E bem repicado, para não perder os cachinhos! rsrs

Arquivo Iaiá Arteira
 Agora, voltar aos fuxicos que ainda tem muito dia pela frente...
Fuxiquei o resto da tarde e dois cobre jarras ficaram prontos. Agora é descansar. Amanhã teremos um dia bem agitado pela frente.

arquivo Iaiá Arteira
 Dia 4 - Oba. Quase um ano sem ir à Serra do Cipó. Hoje vamos. Calor demais e estou ansiosa por um banho de rio, bem geladinho.
Viagem perfeita, dia lindo, companhias agradáveis: maridão, filha, genro e neto.
Arquivo Capi Alves
Só para dar uma ideia do local. E segurem-se, porque ainda não viram nada. Esperem para ver as fotos dos locais onde há água -pura e geladinha- nunca me senti tão bem.
Arquivo Capi Alves
 Ninguém  imagina o que foi o passeio. Muita sombra -é uma área de Proteção Ambiental; como choveu há alguns dias atrás, a água está muito limpinha; e sem aquela multidão que ocupa outros espaços da Serra, por se tratar de um Condomínio fechado. Silêncio, ar puro, água limpa, paz!!! Início de ano perfeito demais!

Dia 5 - Baterias reabastecidas com o passeio de ontem, hoje só quero "sombra e água fresca". Alguns retoques na casa, pela manhã e agora, após o almoço, só no descanso. Talvez fuxique um pouco mais tarde, bem mais tarde, quando estiver cansada de descansar! rsrs.

Pois é, amores e amoras, a primeira semana de Janeiro está se acabando e amanhã inicio um novo post -se Deus assim o permitir- contando as aventuras da segunda semana. Espero que com as máquinas ligadas para dar vida ao Ateliê Iaiá Arteira. Bjks. 


11 comentários:

  1. Gostei desse diário de bordo! Eu tô fazendo um pessoal tbm, num caderno (q vi no face, mas era de anotar num papelzinho e colocar num vidro. Decidi anotar no caderno) e tbm aquele posts de 365 fotos. Está no face, mas não abri o álbum pq não sei se vou dar conta de postar todo dia... rs
    Enfim... é uma tristeza mesmo esse lance da Lagoa... uma das coisas q me irritavam de voltar pra casa à pé do trabalho era o cheiro da Lagoa... era um ponto só q eu pegava, mas era horrível! Puxa vida... o povo não tem cuidado mesmo! Não tá nem aí! Triste...
    Beijo pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sinto melhor quando falo a respeito das coisas que me incomodam. Dá uma sensação de estar fazendo alguma coisa para que o comportamento dos outros melhore. rs
      Bjks

      Excluir
  2. Ótima ideia este diário.
    É mto triste como ainda nos dias de hoje as pessoas produzem tanto lixo em local público.
    Espero que vc dê conta com suas postagens.
    Este ano quero postar mais vezes, pois tem horas que o desanimo bate forte.
    Feliz 2014!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andei um pouco desanimada com o blog mas, voltei! rs
      Feliz 2014 para você e família também!
      B jks

      Excluir
  3. Muito legal! Vou torcer para que tenha fôlego de fazer posts diários até o último dia do ano!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Vou torcer para que tenha fôlego de fazer posts diários até o último dia do ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ter fôlego, você vai ver. Sua mãe está cada dia mais jovem. kkk Te amo.

      Excluir
  5. ADOREI!!!!! Ai... invejinha desse passeio na Serra... ansiosa por um banho gelado, de mar ou de rio ou de cachoeira! hauhauhau
    Beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos combinar de ir em um final de semana. Aproveitar o calor!

      Excluir
  6. Neli querida, é bom saber de você e por onde anda!Muitos beijos e um 2014, cheio de surpresas e alegrias!Beijos

    ResponderExcluir
  7. Feliz 2014 para você e família também. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5