ARQUIVO DO GOOGLE |
Já há algum tempo, tenho desejado escrever sobre um assunto batido e rebatido por quem frequenta as redes sociais. O tema não é novo, mas é constante.
Todos comentam -principalmente entre as artesãs- que "pseudo artesãs" copiam fotos de trabalhos de outras e as colocam em seu próprio perfil, prometendo entregar produto igual.
Aqui faço uma observação: se todas as nossas fotos tivessem "marca d'água, isso não aconteceria e, se todas as pessoas tivessem CARÁTER, também não.
Como isso não acontece, eu me pergunto:
- Como é que alguém vê uma foto de um produto hipoteticamente perfeito (caso contrário não se interessaria), encomenda, recebe produto diferente e não põe a "boca no trombone", não reclama, não denuncia?
Ou será que ninguém faz encomendas aos copistas e plagiadores?
- As pessoas que fazem esse tipo de "trapaça" ficam muito à vontade -sinal de mau caratismo- tendo em seu perfil fotos de produtos que não são de sua autoria. Porque o que se percebe é que, em geral, as plagiadas são artesãs reconhecidas, cujos trabalhos são bem conhecidos e divulgados .
Será que os visitantes não percebem, ou fazem de conta que não vem?
É preciso que nós mesmas, artesãs, comecemos a observar e em caso afirmativo, denunciar. Cada rede social tem um meio particular para receber esse tipo de reclamação.
Vamos colaborar para limpar as redes de gente que não nos interessa ter no nosso meio.
Eu conto com vocês. Bjks. Neli - Iaiá Arteira
Creio que essa praga não tem jeito, amiga. É atestado de incompetência, seja plágio de trabalho artesanal, seja de post de blog ou qualquer outra coisa. Fato é que se tiverem encomenda será uma apenas, não é? Nunca vai crescer, a própria vida se encarrega dela. Há tempo nem falo disso, quando encontro ou me mostram, mando recadinho prá pessoa e faço denuncia, até já tirei fotolog do ar.
ResponderExcluirEnfim, a gente toma providências mas nem vale se estressar.
beijo e um domingo abençoado!
Que bom ter você aqui. Estava com saudades! Vc faz muita falta. Bjks e obrigada.
ExcluirOi amiga!!!
ResponderExcluirO pior não é "tentar" fazer igual, mas sim dizer que faz a pessoa compra e a plagiadora não entregar o trabalho, é por isso que o artesanato não anda, temos que lutar muito para divulgar e provar que somos de confiança, que nosso trabalho é sério e que estamos aqui trabalhando como todo e qualquer trabalhador honesto!
É esse tipo de gente que queima nossas vendas.
Precisamos sim acabar com isso, conte comigo!!!
ReaLmente acho que o problema é grande. Não é simplesmente uma prática da net, é problema de caráter mesmo. Difícil resolver, não é? Mas temos que tentar. Obrigada pela visita. Bjks.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMinha avó sempre dizia: o que não é seu é sagrado, não é seu e pronto. Aprendemos e não esquecemos. A certeza da impunidade gera esses comportamentos. Não existe punição mas, tomara que gere consequências dentro do próprio face. E as consequências só virão se denunciarmos mesmo. Bjks e obrigada.
ResponderExcluir