Friburgo, enlameada! |
Temos sido bombardeados com notícias horríveis. A chuva está castigando o país de maneira trágica. Quantas vidas já se perderam? Só na região serrana do Rio da Janeiro os números passaram de 300 mortos. Algumas cidades estão sem luz, sem água, sem telefone fixo, sem transporte público. Em Friburgo, segundo a Anna, do blog Segredos da Ana, cuja família reside lá, uma garrafa d'água de 1,5L está custando R$10,00 e, o pior, o número de mortos é muito superior ao divulgado. Graças a Deus eles estão bem, perderam coisas materiais. Segundo as palavras dela "da capela de Santo Antonio, até o fim da noite de ontem só restava a fachada de uma construção inaugurada em 1884. A torre sineira, foi inaugurada em 1948 e é projeto do renomado arquiteto Lúcio Costa". As cidades perdem vidas e história! Pessoas que foram descansar nas lindas cidades de Petrópolis, Terezópolis, Nova Friburgo, tiveram suas vidas interrompidas por um mar de lama, crianças também! Em São Paulo e Minas Gerais a realidade não é diferente. Em Franco da Rocha - SP, uma represa foi aberta - dizem as autoridade que SEM O DEVIDO AVISO À COMUNIDADE - e todos foram pegos de surpresa pela enchente que destruiu casas e matou muitas pessoas. Franco da Rocha, alagada: E eu poderia ficar aqui postando fotos e fotos de muitos acontecimentos dos últimos dias, todos muito ruins. Vem chuva, nos esquecemos da violência, dos homicídios, assaltos, sequestros, pedofilia... a chuva é a "bola da vez". Quem paga por tudo? Nós, cidadãos trabalhadores, pagadores de impostos (quantos?) e que ficamos de braços cruzados vendo gente morrer, perder tudo, cidades serem destruidas e nos sentindo impotentes! A maioria desses acontecimentos poderiam ser evitados se as autoridades competentes fossem competentes de verdade e se preocupassem com seus eleitores. Muitas soluções apontadas pelos técnicos ficam no papel por anos e anos. Sai político, entra político e nada é feito! Enquanto está chovendo eles até saem de seus gabinetes para "sobrevoar de helicóptero as áreas atingidas", até porque não vão colocar o pé na lama. Quando a chuva passar... quando a chuva passar será uma outra história, até a próxima campanha eleitoral!!! Bjks. |
Pensar que poderia estar lá...
ResponderExcluirAgora a tragédia da região serrana do RJ é bem diferente do que as outras, pois a destruição e as vidas perdidas já ultrapassaram muito os deslizamentos de SC; os alagamentos em SP e MG; as mortes em Angra no ano passado.
Além da responsabilidade dos políticos, bem exposta no texto, também existe a responsabilidade daqueles que vivem ilegalmente em locais de alto risco... muitos são avisados pela Defesa Civil e mesmo assim não saem...
De qualquer forma é torcer pra que esses números parem de crescer o mais rápido possível!
Agradeci o dia inteiro por vocês não estarem lá! Que loucura tudo isso.
ResponderExcluirNo caso do RJ, casas bem construidas, foram também destruídas, não foi só gente pobre que perdeu tudo.
Que Deus abençoe o povo sofredor deste país.
Bjks
Neli,
ResponderExcluirNessa opinião do Thiago eu compartilho.
Nestes casos existe a culpa do Governo sim, mas, as famílias por não terem dinheiro, constroem em lugares perigosos, mesmo sabendo que não devem.
Tudo bem que a gente sabe ... mas, existem milhares de construções ilícitas.
A Prefeitura não pode pegar um por um pela mão e retirar.
Por outro lado é uma situação delicada, pq o lixo tbm faz isso. As pessoas não são educadas a ponto de entender...
Estamso em uma cruzada de fogo, e quem padece, a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco.
O negócio é ajudar como podemos, rezar e pedir a Deus para acabar com essas chuvas.
Toda vez que sento em frente a TV eu choro!
Não tem como!
Bjus
Olá...vim através do blog da Manú conhecer suas artes.
ResponderExcluirMuito triste tudo isso, moro no RJ e tenho ficado mto chocada com tudo o que vem acontecendo...e creio que a culpa é do governo sim, pq isso sempre acontece e até hoje não foi tomada nenhuma providencia...e agora não foi só em área de risco que aconteceu, teve mta residencia que não estava na área de risco e foram afetadas...até quando?
Big beijo prá vc
Obrigada pelos comentários e visitas. Vocês são a razão deste espaço. Bjks. Neli
ResponderExcluirMuito triste tudo o que está acontecendo por lá.
ResponderExcluirMas, continuamos orando, pedindo a Deus por todos que perderam famílias, amigos, bens materiais...
Bjs
Lelê