Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

OFICINA DE RECICLAGEM/REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS

Sempre que estou na casa da minha filha, participo dos projetos sociais da Secretaria Municipal de Ação Social,  da qual ela é diretora. Gosto de apoiá-la e aproveito para exercer minha solidariedade.
Neste mês passei pelo Projeto C.A.S.A. (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), onde se encontram alguns menores em conflito com a lei. É um lugar de acolhimento, muito bem estabelecido, onde eles encontram principalmente paz para realizar alguns trabalhos manuais. São meninos com idade entre 13 e 17 anos, que passaram por situações de furtos, drogas, violência doméstica e acabaram fugindo de casa ou sendo apreendidos pelos policiais perambulando pelas ruas e estão no aguardo de uma decisão judicial para o seu encaminhamento.
São meninos carentes de tudo, inclusive de amor.
Acolhê-los faz bem à alma e ao coração.
 
Antes da minha chegada eles já estavam desenvolvendo trabalhos com missangas, lindas pulseiras costumizadas, com nomes, sem mesmo saberem fazer um gráfico, só na criatividade mesmo.
Arquivo da 
                                                                                                                       Secretaria Municipal de Ação Social

Resolvi então, desenvolver um projeto de criação de bijouterias com pedras, missangas, correntes, com as quais confeccionaram brincos e chaveiros. Eu e todos que participaram das oficinas, acharam  lindos.
Vejam só esses exemplos:

Quero ressaltar que todo material, ou pelo menos a maioria, é reciclado. Pessoas da comunidade doaram colares, pulseiras e brinco, que foram desmanchados e o material oferecido a eles para trabalhares, exercendo a criatividade. Eles próprios escolheram as cores, combinaram materiais, deram acabamento.
Também foi proposto que fizessem alguns móbiles e ornatos, tendo por tema o Natal, mas destes ainda não recebi as fotos. Quando receber, farei questão de postar.
Acho que valeu a intenção de dar a eles alguns momentos de convivência, bate-papo, trabalho para ocupar as mãos e o cérebro.
Em outro dia, coordenei uma oficina de reciclagem, em outro local, também com crianças, dessa vez meninos e meninas de classes média e alta. Que diferença!
Nesse caso usei as garrafas pet, de vários tamanhos e modelos. Carrinhos de fórmula um para os meninos, poltronas para as bonecas das meninas. 
Tiveram dificuldade em REUTILIZAR!!! Estão acostumados ao novo, ao comprado pronto, ao MUITO BONITO (pelo menos na concepção deles - especialmente delas - as meninas foram mais difíceis).
Nem consegui tirar fotos, todos estavam bastante interessados em terminar e ir para casa.
Achei muito boa a experiência, vivenciar essa diversidade de visão e de comportamento. Não tenho mais filhos para criar, mas tenho e terei outros netos e acho que vou passar a eles algo mais, além de muito amor. Bjks. Neli Alves

5 comentários:

  1. Achei lindos os chaveiros e brincos! Estão todos de parabéns! Especialmente vc, por ser uma professora tão dedicada!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Lindo o projeto. Melhorou?
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas!
    Maria, melhorei sim. Obrigada pelo carinho. Bjks às duas.

    ResponderExcluir
  4. Olá Neli, tudo bem?
    Passando para ti convidar a pegar 2 selinhos que tenho para ti no meu blog.
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Vc e seus lindos trabalhos...em todos os sentidos!
    Bjs♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5