Páginas

sábado, 24 de julho de 2010

APROVEITO O SÁBADO PARA DESABAFAR!

Fonte: geosuave.blogspot.com


Sábado é dia de relaxar!
Saí cedo para caminhar e acabei ficando foi estressada.
Logo na porta de casa "dou de cara" com umas folhas de jornal bem no canto da calçada, impedindo a passagem da água que corre de uma casa onde estão lavando tudo, inclusive a rua, com a mangueira. A água está jorrando... e as pessoas nem percebem que estão desperdiçando um bem muito precioso e cada vez mais raro!
Mais à frente quase piso num montinho de alguma coisa fedorenda... pobre cachorrinho, foi passear com a dona e não aguentou chegar em casa - será que a dona deveria ter levado um saquinho plástico para deixar o dejeto no lixo?
Sábado, relax, descanso, caminhada...
Respiro bem fundo para aproveitar o passeio... quase "descomo" tudo que acabei de ingerir no café da manhã. O "aroma" que vem da lagoa da Pampulha me impede de continuar respirando profundamente. É insuportável. A lagoa, ponto turístico de BH, tem sido chamada de ESGOTO A CÉU ABERTO já há algum tempo, mas ultimamente está impraticável. O cheiro ainda está nas minhas narinas e eu mal posso me recordar do que vi. E olha que eu caminhei ontem de manhã e estava mais brando. Agora, com o sol e a falta de chuvas, a lagoa tem mais esgoto que água. Aff... lá se foi minha caminhada...
Retorno por outro caminho, fora da orla, e agora não tem mais jeito. Estou profundamente irritada e muito, muito desanimada com tudo que estou vendo pelo chão: papéis sujos, panfletos de propaganda,copos plásticos, côco verde e canudinhos - cocô também, é só mudar o acento - e muitas garrafas pet. Só não vejo latinhas, essas já foram recolhidas pelos catadores que começam muito cedo o seu dia.
Tanta coisa poderia ser reutilizada, tanto material jogado na rua...
E tem gente que, descaradamente, me diz que não gosta de coisas recicladas. Tenho vontade de apertar o pescoço dessas gracinhas.
É, realmente a caminhada de hoje foi um fracasso. Melhor ficar em casa... RECICLANDO...

Aspecto típico da margem do reservatório da Pampulha, com acúmulo de diversos tipos de plásticos (garrafas PET de refrigerantes, embalagem de margarina, frascos de comésticos, etc), produtos de difícil degradação no meio aquático. Nota-se ainda a existência de um exemplar morto de tilápia (centro-direita) e de plantas aquáticas, aguapés. Fonte: ecologia.icb.ufmg.br/.../pp_trib2.htg/lixo.jpg

Bom sábado, se conseguirem esquecer a imagem que viram. Bjks. Neli Alves

9 comentários:

  1. Bom dia Neli!!!

    Que triste não é?

    Esse é a parte ruim da falta de conscientização das pessoas.

    Graças a Deus, como estou morando numa cidade pequena no Rio Grande do Sul (opção mesmo, cidade grande só para fazer compras, é mais tranquilo viver por aqui e menos perigoso também) nada disso acontece, faço minhas caminhadas muito tranquilas, sentindo cheiro de natureza e mato verde, uma delícia e, ainda tenho a oportunidade de ver diversos tipos de animais pelos campos, pois sim, aqui tem muita fazenda, sítios e chácaras. Simplesmente, adoooro.

    A quantidade de lixo em cidades grande e não tão garndes assim assusta e destrói pontos turísticos, como você tão bem citou, a própria lagoa da Pampulha. Tanto material que poderia ser reutilizado, jogado ao chão.

    Vou enviar pra ti, uma imagem de uma árvore de Natal feita na minha cidade natal, Videira - Santa Catarina, toda de garrafa pet, ficou lindíssima, talvez, tenha sido, a árvore mais bonita que minha cidade já fez. Um exemplo, com toda certeza.

    Abraço carinhoso.

    Manu

    ResponderExcluir
  2. Olá Neli
    realmente é estressante, desanimandor andar pelas ruas de nossas cidades. Cada vez mais nos deparamos com situações como a que vc viveu hoje.
    Sabe, uma coisa que eu fico muuuuuuito chateada é quando estou num ônibus e vejo pessoas comendo ou bebendo algo e quando acabam, descaradamente jogam pela janela o pacote, a garrafinha, a latinha ... me seguro para não gritar "se joga também seu PORCO"!!!!
    Mas como não dá para se arriscar pois além de sermos violentados visualmente, corremos o risco de sermos violentados fisicamente, vou fazendo a minha parte, reciclando e cada vez mais feliz com os resultados.
    beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga,
    Passei para deixar um abraço bem apertado e um beijão. Amiga essa semana vou ao médico, se Deus quiser, td ficará bem. Saudades amiga.....Logo volto ao blog.
    bjs grandes

    ResponderExcluir
  4. Amigas, ficou feliz por ter esse retorno. Quero me dedicar mais ao assunto. Tenho ouvido muito, mas vejo muito pouco. Vocês são maravilhosas. Bjks
    ---:)
    Recado para a Maria: Querida, Deus abençoe você e seu médico. Tudo vai dar certo. Confie! Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Não é propaganda, mas informação.

    Como fica o Coco Verde COM A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)??

    Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.
    .
    .
    Telhado Verde
    www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm

    Painéis Verticais
    www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, vou visitar, sem dúvida. Gosto de me manter informada e também de informar. Neli Alves

    ResponderExcluir
  7. Oi Neli, tem um selinho pra vc no meu blog.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Você sai pra caminhar e tem que pular
    amarelinha.
    Saltar água suja meleca que os cãozinhos
    deixaram.
    Ficar em casa é mais seguro.
    www.blogdalucia.com
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  9. Eliane, amei o selinho. Vou postar aqui.
    Maria Lúcia, você disse tudo. Acho melhor ficar em casa mesmo.
    Bjks meninas e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5