Páginas

domingo, 10 de agosto de 2008

A arte de fazer e vender...


Tenho lido um pouco sobre artesanato. Visito blogs, sites, procuro livros e textos sobre o assunto. E tenho encontrado muitas respostas, às perguntas que algumas pessoas me fazem.

Porque as pessoas se dedicam ao artesanato:
Alguns, porque possuem talento nato, vontade de criar, interesse por determinados tipos de trabalho e desejam se expressar e dividir com os outros.
Outros, por necessidade de ter um dinheirinho a mais, um complemento para a aposentadoria, tostões “para os alfinetes”, como dizia a minha avó.
Outros ainda, para “fazer alguma coisa”, uma terapia ocupacional, uma distração, uma maneira de passar o tempo, de preencher o vazio da existência (normalmente, é o caso dos aposentados que passam dias sozinhos).
E, sem dúvida, há os que sobrevivem daquilo que conseguem produzir – e são muitos – que até conseguem alimentar a família, pagar aluguel, taxas e impostos com o dinheiro suado do trabalho das mãos, aliado ao talento, à originalidade e à criatividade.

O artesão que tira o sustento do seu trabalho consegue, além de ser um grande artispa, executar sozinho todas as etapas que o comércio exige: produzir, divulgar, distribuir e comercializar (o que para mim, e para muitos artesãos com os quais convivo, é a etapa mais difícil). Muitos me dizem: por preço e cobrar, para mim é quase impossível.

Da próxima vez, vou falar um pouco sobre cada uma destas etapas. Me aguardem...


Neli Alves - Dom Caixote

2 comentários:

  1. Oi Neli!
    Obrigada pelo comentário no meu site.
    Vocês estão vendendo as sacolas pelo blog?
    Posso colocar um link lá na matéria das Sacolas de Pano.
    Só me mandar por email a foto de uma sacola em tamanho maior, e o preço médio. deiamic@hotmail.com
    Aguardo o contato!
    E sucesso pra vocês!!
    Obrigada pelo link!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não dá para vender pelo blog. A procura é bastante e eu não consigo fazer muitas por dia. É trabalhoso e requer muita atenção - plástico e ferro quente juntos são uma mistura infernal. rs.
    Obrigada por seu interesse. Bj. Neli Alves

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5