Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ESTA COISA CHAMADA SOLIDARIEDADE.


Imagem do google.
Não por acaso, estive procurando postagens que falassem sobre  solidariedade.
A primeira busca, claro, no nosso "amigo" Google, mostrou-me o impressionante número de 300.100.000 resultados.
Nem que tivesse todo tempo do mundo eu poderia verificá-los.
Optei por escolher dentre alguns blogs e, por intuição ou iluminação (sim, eu acredito!) a primeira frase que li foi esta: "A solidariedade é a certeza da presença de alguém, tomando chuva com você, ainda que nada ganhe com isso, só para fazer, pela conversa, o sangue continuar circulando e prolongar sua resistência. Solidário é companheiro de chuva" 
Esta frase, que mexeu comigo,  está no blog de um homem chamado Sérgio Freire, Mestre em Letras e Doutor em Linguística, natural de Manaus e que  "acredita  num mundo melhor, embora racionalmente tudo indique outra coisa". Segunda frase, que me deixou mais pensativa ainda.
O motivo que me leva a falar sobre essa união de forças para seguir ou ajudar alguém a seguir em frente é exatamente a chuva. Tem sido a partir das temporadas de enchentes e desabamentos que o Blog Solidário tem sobrevivido. Não por sobreviver, ou para manter suas idealizadoras em evidência, mas porque todos que dele participam, comentam, colaboram, acreditam em um mundo melhor - apesar dos indícios contrários - e sabem, consciente e racionalmente, que o mundo pode melhorar se as pessoas forem melhores.
Não discuto temas controversos: religião, política e até futebol, são assuntos particulares, só discuto comigo mesma, por esse motivo, não me atenho à atuação deste ou daquele governo e/ou governantes. Eu sinto, com o coração, como o meu próximo está agora, ou esteve sempre, necessitando de um movimento meu em sua direção, para não somente tomar chuva com ele,coisa que a idade nem me permite mais - uma infecção na terceira idade pode ser fatal - mas para, depois da chuva, arrecadar alguns itens, e até - por que não? - algum dinheiro para que ele possa resgatar a sua dignidade. Dignidade esta, que eu vi, no início do ano passado, ser jogada junto com a lama, dentro de um caminhão frigorífico, daqueles de carregar gado morto.
No Rio de Janeiro, após o deslizamento das encostas, muitas pessoas tiveram que procurar seus parentes numa pilha de corpos que não cheiravam bem.
Isto me preocupa.
E me preocupa também, a mãe que não tem onde receber seu filho, recém nascido, porque a enxurrada levou quase tudo. E o pai que trabalhou anos e anos para fazer alguns cômodos na encosta - porque não tem condições de fazê-los em outro lugar, e o barranco cai e leva o pouco que tinham.
E eu fico indignada também. Com a falta de oportunidades, com a ausência de escolas, com a negligência das autoridades, com o desvio de verbas... tanta coisa... seria preciso muito tempo para falar de tudo.
Eu me aborreço, e me aborreço muito, quando alguém que eu sei que pode ajudar, não se anima a fazer nenhum gesto. Nem ao menos usar o pc para divulgar uma campanha. Tudo bem, não quer ajudar, não ajude... não pode doar, não doe... mas dê a chance para alguém, divulgue!
Ame!!!
"Solidariedade, sem dúvida, é amor. E do tipo mais nobre. Do tipo mais inesquecível. Do tipo mais admirável." 
Espero vocês. Bjks. Neli Alves

8 comentários:

  1. Adorei o seu post! Vamos divulgar mesmo! Temos mais é que ajudar. Já que o governo não faz nada!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Neli, você me fez pensar algo que nunca me ocorreu: como seria bom se o Blog Solidário não fosse necessário, como seria bom se a gente pudesse deletar ele, sabendo que ninguém mais iria precisar de ajuda em tempos de chuvas.
    Mas a realidade é outra, né?
    Obrigada pela divulgação. E pela ajuda de sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ôi amiga querida! Senti tua falta na comemoração dos meus 500 amigos seguidores conquistados! Vem pegar os selinhos! Uma 4ªF iluminada e repleta de bênçãos! Muito obrigada pelo carinho! Nunca lembre de me esquecer! Volta sempre que quiseres e/ou puderes!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas. Vcs são a razão do nosso blog. bjks

    ResponderExcluir
  5. Texto certeiro! É uma pena acontecerem tantas coisas nos dias atuais e vermos as pessoas perdendo tudo e muitas vezes até a vida dos entes queridos. Aqui onde eu moro participamos de várias campanhas doando uma ajudinha mensal para cada entidade. Asilo, orfanato, Rede feminina do câncer e recuperação dos dependentes químicos. É pouco, mas de grande valia prá eles. Se Deus me permitir quero ser voluntária em alguma causa. Bjs e que Deus a abençoe

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visitinha em meu blog, suas palavras foram direto ao meu coração, já sou sua seguidora e fã, beijosss

    ResponderExcluir
  7. Você, sempre inspirada! Foi fundo no meu coração também! Nunca deixe de escrever o que vc pensa em seus blogs, pq isso reflete nas pessoas de maneiras que vc nem imagina! Te amo!

    ResponderExcluir
  8. ObrEu sempre me emociono com os comentários. Obrigada, meninas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5