Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ADEUS ÀS SACOLAS PLÁSTICAS - O meio ambiente agradece

Todos os modelos são de minha criação/Coleção 2009-2010


"A sacolinha de plástico convencional está com os dias contados em BH. A partir de 28 de fevereiro, entra em vigor a Lei 9.529/08, que proíbe o uso das embalagens que não sejam produzidas de material reciclável ou biodegradável. Sancionada pelo então prefeito Fernando Pimentel, a medida passa a valer para todos os estabelecimentos comerciais da cidade, que terão de oferecer alternativas ecologicamente corretas. Segundo especialistas, o saco de plástico tradicional é um dos grandes vilões do meio ambiente, já que pode levar até 400 anos para se decompor, enquanto os não provenientes do petróleo levam, no máximo, 18 meses para se degradar." (Fonte: Portal Uai - 30.12.2010)

A multa para os estabelecimentos que não cumprirem a norma será de R$1.000,00 (mil  reais) Quem reincidir terá a multa aplicada em dobro, podendo ainda ter o alvará de funcionamento cassado e se estabelecimento interditado. Algumas lojas e supermercados já havia adotado as sacolas de material biodegradável, considerada ecologicamente correta, por alguns especialistas.  
Eu quero dar a minha opinião: o bom mesmo seria a adesão às sacolas retornáveis, aquelas de tecido, ou de palha, como as que minha avó usava. 
Hoje as sacolas de pano são bem bonitas, algumas bordadas, outras em patch ou com ornamentos de fuxico. Com tanta coisa linda por aí, não vão faltar sacolas fashion nos passeios pelos corredores dos supermercados e sacolões.


"A iniciativa de Belo Horizonte parece ter a concordância de grande parte dos brasileiros, já que a pesquisa Sustentabilidade: aqui e agora, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com outras instituições, revelou que 60% das pessoas são a favor de uma lei para proibir o uso de sacolas plásticas. O levantamento feito entre 27 de setembro e 13 de outubro em 10 capitais, incluindo BH. Ainda segundo o MMA, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Paraná e Distrito Federal já têm leis semelhantes que estabelecem a substituição das sacolas plásticas." (Fonte: Portal Uai - 30.12.2010)
Estou amando a ideia. Mais pessoas poderão ganhar um dinheirinho extra, mostrandos suas artes em lindas e práticas sacolas. O meio ambiente, com certeza, agradece. Bjks

Um comentário:

  1. Minha querida Neli.

    Que em 2011 consigas alcançar
    todos os teus objetivos
    E que Deus em sua infinita bondade
    te ajude vencer todos os desafios da vida.
    Que a nossa amizade seja mais
    fortalecida e juntos alcançando tudo que é nosso
    Por merecimento divino. “
    A vida é aquilo que acontece, enquanto fazemos Planos para o futuro.”
    Muita Luz e Paz..
    Feliz Ano Novo!!!
    De sua amiga Eliana Sassen

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5