Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OUTUBRO ROSA! DIA ROSA!O QUE É?

Por coincidência, ou por um toque do destino, não sei, sempre faço minha mamografia no mês de outubro. Há algum tempo atrás, dois ou três anos, descobri que esse mês é considerado o MÊS ROSA, e que no Brasil os estados da federação fazem nesse mês algum tipo de evento para divulgar campanhas de conscientização sobre o CANCER DE MAMA.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 49.240 novos casos para 2010. 
O Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção da patologia, começa em 2010, nesta terça-feira (5 de outubro), com a iluminação de rosa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). 
Na minha cidade, Belo Horizonte, o dia escolhido foi o dia 18 de outubro, o Dia Rosa das mineiras, com evento no espaço Viver Brasil.
Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura. Por isso, é tão importante visitar o ginecologista para que ele recomende a frequência do exame. 
Apesar do rosa, é bom lembrar que os homens também devem se preocupar e se engajar. Os casos de câncer de mama em homens são raros, estima-se que do total de casos da doença, apenas 0,8% a 1% ocorram em pessoas do sexo masculino, mas nunca é demais prevenir. 

No site MULHER CONSCIENTE, eu encontrei esse texto, que me fez chorar:

"Um dia por ano. Apenas um diazinho para você pensar no seu bem-estar, na sua saúde, em melhorar a sua qualidade de vida.A partir de hoje, todas as mulheres estão convidadas a escolher um dia por ano para olhar para si mesmas. Muitas são as coisas que deixamos de lado em função da correria das nossas vidas. O trabalho, o marido, os filhos, a família e tantas outras coisas vêm como prioridade e, quando percebemos, o dia passou, a semana passou, o mês ou até o ano, e nada fizemos por nós. Esse já é um hábito arraigado na vida de grande parte das mulheres, mas é hora de acordar e mudar isso de uma vez por todas.
Imagine que um dia você acorda e tira o dia todo para se cuidar. Toma aquele banho agradável, longo (mas não muito), senta calmamente para saborear um delicioso café da manhã, sem pressa, tendo como único compromisso, cuidar de você. Esse será o seu Dia Rosa, o momento ideal para lembrar-se da sua saúde, visitar seu médico e fazer aqueles exames de rotina, incluindo, claro, a mamografia para se prevenir do câncer de mama.
Fundamental e insubstituível, só a mamografia é capaz de detectar tumores ainda em fase inicial, isto é, quando eles são menores de 1 centímetro, pequenos demais para serem percebidos na palpação.(...)
Portanto, não deixe para depois. Eleja o seu Dia Rosa e cuide-se. Sua saúde agradece!"

 Meninas e meninos, pode parecer bobagem, mas não vamos nos arriscar, não é? Escolha seu DIA ROSA! Já escolheu? Parabéns. Bjks. Neli Alves

3 comentários:

  1. Olá, Neli, é muito importante essa divulgação, mesmo
    Querida, passei para te desejar uma ótima semana
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oie Neli!

    Minha amigona do peito, e peito é o que nesse momento precisa ser tocado, cuidado, e essencialmente amado...
    Eu mesma nunca fiz esse exame, e sinceramente falando, aos 43 anos, já deveria ter fieto sim...

    Ainda mais que eu não conheço verdadeiramente meus pais biológicos e muito menos sei da possibilidade de uma herança genética...

    Tudo bem. Vou fazer o meu papel e ir ao médico.
    Por esuqecimento ou medo inconsciênte, é melhor encarar... hahahahahaha..


    Um grande beijo, e tudo rosa prá vc tbm!

    ResponderExcluir
  3. Sou amiga do peito de todas vocês. Por este motivo, quero que cuidem bem dele!kkk
    Bjks meninas e vamos divulgar.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5