Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010! eu já votei! E você?





Queria ter acordado cedo para votar. Não foi possível.  Uma comemoração ontem me deixou meio cansadinha e acabei dormindo "mais que a cama".

Tarde, mas acordei, tomei um café rapidinho e f ui exercer meu direito de escolha. Não tinha muito que escolher... a polí tica atual me deixa meio "deprê".
Eu sou do tempo em que eleição era "uma festa da Democracia". Todo mundo saia de casa com sua melhor roupa e sapato, levava os filhos, e de casa até o local da votação iam trocando ideias com os familiares, amigos e vizinhos que se encontravam pelo caminho. Nas mãos ou nos bolsos, um envelope cheio de CÉDULAS ELEITORAIS, coisa que hoje ninguém conhece... rsrs estou velha mesmo.
As cédulas eram papéis, em geral brancos, onde havia o nome do candidato. Depois, depositavam suas cédulas (uma para cada cargo!!!) em um envelope, elegantemente chamado "Sobrecarta para colocação de cédulas" em uma urna de papelão! rsrs


Era um trabalhão!!!
Nós, crianças, adorávamos sair correndo pelas ruas e pegando aquelas cédulas de propaganda, com as quais fazíamos aviões e barquinhos.
Mais tarde, inventaram a tal cédula única, na qual todos os candidatos vinham listados e o eleitor escolhia os seus preferidos:


Ah, e antes que eu me esqueça, os títulos de eleitores eram assim:
Haja bolsos e bolsas para carregar tanta coisa! E hoje estamos reclamando por ter que levar, além do título de eleitor (pequenininho): 



a boa e velha carteira de identidade ou outro documento oficial com foto!
Mas, voltemos às minhas lembranças.
A primeira eleição em que eu torci, não votei porque só faria 18 anos em 1961, foi aquela em que o então Deputado Jânio Quadros concorreu  com o General Lott - 1960!
Jânio Quadros foi eleito e no ano seguinte ele renunciou, ficando em seu lugar o Vice Presidente João Goulart e aí começaram os problemas...
A oposição civil e militar não aprovava a posse de João Goulart. Adotou-se o regime parlamentarista que foiderrubado em 1963. Em 31 de março de 1964 aconteceu o golpe militar e ... ERA UMA VEZ... eleições presidenciais.
Eu que queria tanto votar, desde a infância, só fui votar para Presidente no ano de 1 989, quando foi eleito Collor de Melo - EU NÃO VOTEI NELE!!! - e aí começamos tudo de novo. rsrs
Tudo isso passou pela minha cabeça, quando ia para minha sessão eleitoral. O que foi festa, hoje é um desfile de gente desconfiada e desconsolada...
Tanta coisa tem acontecido, mensalão, máfias inúmeras, gente vista como correta sendo presa ... o brasileira está muito calejado. Não tem motivos para acreditar nem festejar. Deus queira que a partir dos resultados possamos relaxar.

Eu continuo acreditando... em Deus, e na sua misericórdia. Bjks. Neli Alves

2 comentários:

  1. Aqui no Rio, choveu e fez frio, talvez por isso as seções onde passei estavam bem vazias, nenhuma fila. As crianças foram apertar os botões para nós, depois tomamos chopinho, comemos bolinhos de bacalhau e voltamos de metrê, que estava vazio. Foi bem sossegado!

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai. O melhor da história foram os bolinhos de bacalhau, que eu amo de paixão! Bjks e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5