Páginas

domingo, 24 de agosto de 2008

CONTINUANDO...

EXPLORADOR

ARTISTA

JUIZ

GUERREIRO




Segundo Vonn Oech, escritor de vários livros sobre o processo criativo, criar consiste em desempenhar quatro papéis diferentes: explorador; artista, juiz e guerreiro.


  • "O artesão exerce o papel de explorador quando pesquisa os materiais necessários para desenvolver suas idéias .

  • O papel de artista quando transforma os materiais pesquisados em objetos de arte, implemento, utensílio, adorno, etc.

  • O papel de Juiz durante e após o processo de criação, quando avalia e pesa criticamente a qualidade, beleza, funcionalidade e a viabilidade de comercialização do que foi ou está produzindo.

  • O papel de guerreiro quando exerce o trabalho de forma sistemática produzindo dezenas de peças e quando vai ao mercado comercializar o trabalho produzido".

O artesão tem que ter um grande amor a sua arte, emocionar-se com o que faz , pesquisar sempre e conseguir transformar suas idéias, aliadas aos materiais pesquisados em um produto bonito, funcional, rentável e de alta qualidade. E, segundo o que tenho lido, aí estão as grandes dificuldades dos artesãos que desejam sobreviver de sua arte: “produzir o que o mercado consumidor deseja e nos padrões de qualidade que ele deseja; encontrar os mecanismos de colocação da sua produção e buscar através do associativismo as parcerias necessárias à colocação dessa produção”.

Até a próxima pessoal!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.Deixe o seu recadinho e eu responderei.

IntenseDebate Comments - Last 5